terça-feira, 3 de agosto de 2010

"Lolita" (1997)


Um carro antigo desgovernado numa estrada qualquer dos EUA. Quem dirige é Humbert Humbert, um pedófilo confesso, mas apaixonado. Um pedófilo que nunca forçara nenhuma menininha a nada. Pois apesar de pedófilo, não era criminoso. Era um doente, mas não um criminoso. Princípios ''externos'' o impediam de cometer qualquer ato sem que a outra pessoa também o quisesse. Mas se alguém quer entender quem é Humbert Humbert (representado no filme por Jeremy Irons) precisa ler o livro.

Logo depois de balbuciar algumas palavras sobre seu amor perdido, Lolita (Dominique Swain), Humbert começa a narrar sua trajetória até aqui. Primeiramente, ele precisa explicar que Lolita é um espelho do seu amor de infância, Annabel, que morreu jovem e se congelou em eterna juventude na mente de Humbert. Dessa forma, ele a procurou eternamente em outras moças igualmente jovens.

Humbert é viajado, belo, vivido e já foi casado e traído. Professor de literatura, um dia vai para os EUA e acaba se hospedando na casa da senhorita Charlotte Haze (Melanie Griffith). Humbert quase recusa-se a ficar no local até que descobre que Charlotte tem uma filha. Não uma filha qualquer. Doze anos de idade, loira, e principalmente: uma ninfeta. Era Lolita. Ninguém menos que ela.

Lolita é inicialmente um personagem adorável. Um capetinha adorável. Gosta de folhear revistas sobre famosos e faz teatro na escola. Engraçadíssima, tanto no livro quanto no filme, Lolita vê Humbert como o pretendente de sua mãe com cara de galã. E por ter cara de galã, ela fantasia inocentes momentos românticos com ele. Nada sério. Mas tudo isso acaba aproximando-os. Sem que Charlotte perceba.

E quando percebe, Charlotte é atropelada e morre. A partir daí começa uma semi-aventura de Humbert com Lolita pelas estradas dos EUA. Nos hotéis, para ficar no mesmo quarto que Lollie, Humbert finge ser seu pai. Dentro dos quartos não. Dentro dos quartos um pseudo romance (pseudo por parte da ninfeta) se inicia.
Porém, Lolita é muito mais do que um romance psicológico. Psicológico porque não coloca Humbert como herói ou correto, mas como um homem que sofre com sua própria obsessão. O livro explora esse lado mais detalhadamente, como de costume com obras literárias adaptadas ao cinema. Lolita, a obra, é tanto um drama, um romance quanto um suspense de primeira qualidade. Há um clima de mistério sobre um homem que aparece no primeiro hotel em que se hospedam. E isso perdura o filme inteiro. Lolita some e há alguns suspeitos. Humbert entra em desespero. São cenas tristes e de extrema tensão.

A obra já tinha sido anteriormente filmada, também brilhantemente, pelo diretor Stanley Kubrick, em 1962. Mas a versão de 1997 não fica devendo nada. Até porque as duas obras focam diferentes perspectivas da estória. A direção de Adrian Lyne tem bela iluminação e atuações magníficas. Além disso, em minha opinião, o filme de 97 tem uma Lolita mais bonita e cenas mais fortes.

Como prometi que não faria "spoilers" nas minhas resenhas deste blog, não contarei o que acontece nos últimos momentos. Porém posso dizer que o que fica de Lolita é um aprendizado sobre uma mente pedófila e principalmente sobre a mente obsessiva. É um conhecimento psicólogico que fica para a toda a vida, além de memórias doces e engraçadas dos personagens de uma história tão trágica.

Observação: este blog não apóia ou incentiva a pedofilia.

Nota da Valéria: 9/10

#título original: Lolita (baseado em obra de Vladimir Nabokov)
#gênero: drama/romance/suspense
#duração: 137min
#direção: Adrian Lyne

Trailer

4 comentários:

Bárbara Ariola disse...

Olá!
achei seu blog em alguma comunidade sobre blogs. ehehehe

gostei muito! e deste post também.
falando dele, eu conheço a obra mas não li/vi.
Mesmo assim, questiono: o conflito do personagem poderia mesmo se chamar "pedofilia"? Isso teria um sentido pejorativo, já que o termo é muito, ahn, "forte".

um abraço!

Valéria Sotão disse...

Olá Bárbara. Não é forte pois o próprio livro o usa. Humbert não sente atração por pessoas da mesma idade, somente por garotas bonitas com média de 9 a 14 anos, segundo ele mesmo!
Abraços e volte sempre.

Anônimo disse...

Isso não seria pedofilia.
Pedofilia é a atração sexual por pré-púberes e a puberdade feminina começa aos 9 anos.

Falando no assunto, encontrei esse texto muito bom: http://fococristao.wordpress.com/2013/05/20/a-pedofilia-que-e-acobertada/

BRIGITTE PETIT disse...

Romance,romance so mais um romance! lindo romance!